RESUMOIntrodução: A fisioterapia oncológica é responsável por reabilitar e restaurar as funções cinético-funcionais do paciente com câncer. Os programas de residência multiprofissional na atenção ao câncer são considerados especializações padrão-ouro. Objetivo: Mapear os programas de residência multiprofissional na atenção ao câncer para fisioterapeutas no Brasil.
Método: Estudo exploratório do tipo descritivo. Foram realizadas uma busca manual e a análise de editais disponíveis na Internet de programas de residência multiprofissional ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde para fisioterapeutas com início em 2022. Foi criada uma planilha em Excel com informações sobre: Região e Estado, instituição promotora, título do programa e número de vagas para fisioterapeutas, submetidas à análise descritiva, por meio de frequências absolutas e relativas.
Resultados: Foram encontrados 35 programas de residência multiprofissional na atenção ao câncer, com 84 vagas nacionais disponíveis para fisioterapeutas. O maior número de vagas foi ofertado para cancerologia (67,85%), seguido por cuidados paliativos (11,90%), oncopediatria (8,33%), onco-hematologia (5,95%), oncologia e cuidados paliativos (2,38%), idoso e cuidados paliativos (2,38%), e terapia intensiva oncológica (1,21%).
Conclusão: Os resultados do presente estudo evidenciaram a presença de programas de residência multiprofissional na atenção ao câncer com vagas para fisioterapeutas em todas as Regiões do Brasil, distribuídas, em sua maioria, na Região Sudeste, e, em menor quantidade, nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país.Palavras-chave: especialidade de fisioterapia/educação; capacitação de recursos humanos em saúde; programas de pós-graduação em saúde; ensino; oncologia.
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar!