Para acompanhar os constantes avanços científicos em Oncologia, bem como os novos métodos diagnósticos e terapêuticos, é imprescindível que os profissionais especialistas mantenham-se atualizados e em contínuo processo de aprendizagem.
Nesse contexto, o Manual de Condutas e Práticas de Fisioterapia em Oncologia foi desenvolvido com o objetivo de refletir a atuação profissional frente às disfunções decorrentes do tratamento oncológico. A obra contempla a avaliação e os procedimentos fisioterapêuticos voltados para os principais tipos de tumores: ginecológicos, onco-hematológicos, pulmonares, de cabeça e pescoço e de mama.
Seu conteúdo apresenta, de forma clara e linear, informações essenciais para o fisioterapeuta, reunindo ações, decisões e situações que já fazem parte da rotina do cuidado ao paciente com câncer.
Todos os materiais foram elaborados com base na literatura científica mais recente e amplamente discutidos por profissionais de excelência na área. Dessa forma, os manuais a seguir constituem ferramentas valiosas para consulta e são leitura obrigatória para fisioterapeutas que atuam em centros oncológicos de todo o Brasil: